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1 a 2 xícaras de café podem inibir a infecção por COVID: estudo




Aquela xícara matinal de café pode fazer mais do que animá-lo durante o dia; pode protegê–lo contra a infecção de diferentes variantes do COVID.

Seu hábito de tomar café pode cumprir uma função dupla: impulsionar suas manhãs e fornecer proteção contra COVID-19, de acordo com um estudo recente.

Uma nova investigação revela que o café, apreciado em todo o mundo pela sua fragrância e sabor característicos, pode prevenir doenças ao impedir que o SARS-CoV-2, o vírus que causa a COVID-19, se ligue às células.

Pesquisas anteriores mostram que uma dieta rica em polifenóis (compostos vegetais com propriedades antioxidantes) pode aumentar a função imunológica e reduzir o risco de sintomas graves de COVID-19. Um estudo recente publicado na Cell and bioscience foi além e examinou se beber café, que contém polifenóis, também poderia reduzir o risco de infecção por COVID-19.

Os pesquisadores realizaram testes laboratoriais de células humanas e um ensaio com 64 participantes infectados com um pseudovírus SARS-CoV-2.

Os testes de laboratório descobriram que o café inibiu múltiplas variantes do SARS-CoV-2, impedindo a ligação viral ao receptor ACE2 nas células e reduzindo a atividade de proteínas ligadas a doenças graves.

No teste em humanos, uma a duas xícaras de café por dia inibiram a infecção entre variantes, incluindo delta e ômicron. O efeito foi consistente para vários tipos de café, incluindo moído, instantâneo, com cafeína e descafeinado.

Café vinculado à redução de risco em grande estudo anterior

O novo estudo contou com participantes humanos, mas complementa as evidências de um estudo muito maior de 2021 da Northwestern University.

Os investigadores analisaram dados do UK Biobank, uma base de dados biomédica em grande escala, envolvendo os comportamentos alimentares de quase 38.000 pessoas entre 2006 e 2010 para determinar se a sua dieta anterior teve impacto no risco de infecção por COVID-19 em 2020.

Eles descobriram que beber pelo menos uma xícara de café por dia estava associado a um risco 10% menor de infecção por COVID-19 em comparação com um menor consumo diário de café.

Além disso, o estudo descobriu que comer vegetais também estava associado a um menor risco de infecção; cerca de ¾ xícara de vegetais (sem batata) diariamente pareciam protetores. No entanto, os investigadores também descobriram que menos de meia porção diária de carne processada (mas não de carne vermelha) aumentava o risco de infecção por COVID.


Outros benefícios para a saúde do café

A seguir estão três benefícios significativos para a saúde já associados ao consumo de café:

1)      Risco menor de acidente vascular cerebral e risco reduzido de morte por doença cardiovascular< a i=4> (DCV) e uma redução de 21% no risco de morte por todas as causas.

2)      Um risco menor de desenvolver esclerose múltipla.

3)      Risco moderadamente menor de câncer de mama.


Maneiras fáceis, mas poderosas de aumentar a imunidade

A imunidade é muito mais importante do que a exposição viral. Em outras palavras, não é a doença que importa tanto quanto a saúde da pessoa exposta a ela.

Três maneiras eficazes de estimular facilmente o sistema imunológico incluem o seguinte:

1.       Tome vitaminas: Deficiências nas vitaminas A, C, D e E e zinco, que influenciam a imunidade, podem aumentar a suscetibilidade a infecções.

2.       2. Mantenha-se hidratado: Pesquisas mostram que a desidratação pode reduzir a capacidade de combate a doenças. Mas não opte por bebidas adoçadas com açúcar. “A quantidade de açúcar em uma lata de refrigerante ou suco de laranja pode diminuir a função imunológica em 30% durante três horas”.

3.       Durma o suficiente: O sono inadequado reduz substancialmente a nossa capacidade de combater doenças. A duração ideal do sono é de sete a oito horas por noite para a maioria dos adultos, de nove a 10 para adolescentes e de 10 ou mais para crianças em idade escolar. Embora ofereça benefícios potenciais, a ingestão excessiva de café (mais de quatro xícaras por dia) pode causar efeitos adversos como insônia, taquicardia e tremores. É importante moderar o consumo de café e evitar adicionar açúcar em excesso, pois isso aumenta os riscos de obesidade e diabetes.


Bibliografia:

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26940586/High Consumption of coffee is associated with decreased multiple sclerosis risk; results from two independent studies

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33188952/Coffee Consumption and Stroke Risk: Evidence from a Systematic Review and Meta-Analysis of more than 2.4 Million Men and Women

https://www.ahajournals.org/doi/10.1161/CIRCULATIONAHA.113.005925: Long-Term Coffee Consumption and Risk of Cardiovascular Disease. A Systematic Review and a Dose–Response Meta-Analysis of Prospective Cohort Studies

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